saúde mental

6 hábitos para ajudar na sua saúde mental

Quando passamos por momentos difíceis, como, por exemplo, durante a pandemia do novo coronavírus, podemos ter a nossa saúde mental afetada. Por isso, é importante buscar alternativas que nos ensinem a lidar com esse turbilhão de emoções.

Quer conhecer alguns hábitos que poderão ajudar você a enfrentar esses períodos de maior dificuldade? Então, continue a leitura. Neste post, listamos as práticas mais recomendadas para controlar os sentimentos e evitar o estresse, a ansiedade e a depressão.

1) Pratique atividades físicas regulares

O exercício físico não traz benefícios apenas para o corpo, mas também para a mente. Nosso corpo foi projetado para ficar em movimento e, por isso, quando nos mantemos ativos também nos sentimos mais alegres.

Além de melhorar o condicionamento físico, a prática de atividades garante uma melhora da qualidade do sono, do humor, da autoestima e da sensação de bem-estar, além de reduzir a ansiedade e o estresse.

2) Cultive bons pensamentos

Enxergar o lado bom das coisas é uma atitude que traz muitos benefícios para a saúde mental. Por isso, tentar cultivar bons pensamentos é um exercício que deve ser praticado por todos nós, pois, nos ajuda a superar e a crescer com as dificuldades, além de nos deixar mais resilientes.

3) Tenha um sono de qualidade

A insônia ou ter um sono de baixa qualidade são situações que afetam consideravelmente nosso humor e raciocínio, diminuem a imunidade e geram indisposição. Por isso, adote medidas que ajudem a ter boas noites de sono.

Ademais, a mente descansada é a garantia de uma mente eficiente. Para isso, procure entender quantas horas são necessárias para que o seu corpo funcione bem. Geralmente, recomenda-se dormir por, pelo menos, de sete a oito horas por dia.

4) Planeje suas atividades

Para ter um bom controle do seu dia e obter os benefícios da organização, procure planejar suas atividades com antecedência. Então, faça um cronograma, estabeleça horários para o trabalho e para o lazer.

5) Faça meditação

A meditação é uma técnica muito indicada para quem deseja manter-se calmo, mesmo em situações de pressão. Atualmente, existem programas de meditação voltados para problemas emocionais, como ansiedade e pensamentos negativos.

Além disso, ao manter a mente saudável, você será capaz de administrar as situações cotidianas com mais facilidade e coerência. Outrossim, a meditação também contribui para noites melhores de sono e nos ensina a lidar com as emoções negativas.

6) Converse com um psicólogo

Em momentos de dificuldade, ter o suporte de um profissional de saúde mental é essencial para nos ajudar a organizar a mente e administrar nossas emoções. Esse especialista também nos ensina a nos conhecermos melhor.

Assim, podemos utilizar esse autoconhecimento em nosso benefício, melhorando o desempenho no trabalho, fortalecendo relacionamentos e desenvolvendo o amor próprio. Então, se perceber que algo não vai bem nas suas emoções, converse com um psicólogo.

Enfim, essas são apenas algumas dicas dos vários hábitos que influenciam na melhora da saúde mental. Portanto, procure desacelerar e dedique um tempo para entender suas emoções. Assim, você saberá o que fazer para controlá-las.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Foz do Iguaçu!

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