Você já sentiu como se o seu desânimo tivesse se tornado físico, incapacitando-o de seguir em frente? Se sim, saiba que você já sentiu a temida apatia. Esta condição pode causar prejuízos significativos ao paciente. Por isso é necessário estar informado sobre essa condição.
Quer saber mais sobre o assunto? Pensando nisso, criamos o post a seguir. Nele você encontrará tudo que precisa saber sobre a apatia. Não deixe de continuar a leitura!
O que é apatia?
Apatia significa “falta de sentimento”. É uma condição que apresenta um grande impacto ao nível cognitivo. Distorce a capacidade de foco, dificulta a concentração, e inclusive a capacidade de reter dados e informações.
A indiferença crônica se estende aos relacionamentos, carreira e aspirações pessoais. A pessoa apática vive sem enxergar graça nas coisas. Eventos normalmente trágicos também deixam de mexer com as emoções do apático, atribuindo-lhe o rótulo de insensível.
Apatia é um termo psicológico utilizado para designar casos em que a pessoa perde o interesse de forma generalizada, ficando indiferente a qualquer tipo de acontecimento em sua vida, seja ele bom ou ruim.
Em quadros mais graves, o paciente com apatia não liga para sentimentos alheios, magoando os outros com suas atitudes por ser muito direta. Ela demonstra desinteresse em hobbies e atividades antes consideradas prazerosas.
A pessoa parece estar funcionando em seu modo “economia de energia”, reduzindo ao máximo a sua interação com o resto do mundo. No entanto, mesmo que a apatia afete questões práticas da vida, o seu maior impacto negativo está nas emoções.
A apatia clínica, é tratada como um tipo de depressão que está num nível moderado, mas faz com que a pessoa sinta um incômodo permanente que a impede de desfrutar da vida plenamente.
Qual é a origem da apatia?
Não há uma origem específica da condição de apatia. Seu surgimento pode ser decorrente de diversos fatores que, sem dúvidas, devemos considerar. Dentre todos, os principais são:
- Anemia;
- Algumas infecções;
- Falta de sono;
- Falta de exercício;
- A presença de lesões cerebrais devido aos acidentes traumáticos;
- Consumo de drogas.
Como tratar?
A apatia não é uma doença, mas requer tratamento para evitar um grande impacto na vida do paciente. Portanto, concentre-se acima de tudo em cuidar da sua saúde mental e do seu bem-estar antes de se irritar ou se decepcionar com o mundo lá fora.
Inicialmente pense qual é a ação mais simples que você pode tomar hoje para afugentar o desinteresse generalizado? Reflita sobre as possibilidades dentro da sua casa, em seu bairro e em sua cidade.
Promova mudanças em sua rotina. Elas não precisam ser drásticas. Podem começar com refeições diferentes ou hobbies nunca experimentados. Encarar novos desafios, por menores que pareçam ser, injetam adrenalina e bom humor em seu organismo.
Defina um objetivo se você ainda não tem um ou corra atrás de sonhos adormecidos. A intenção não é obter sucesso, mas, sim, encontrar um propósito para sair da cama todas as manhãs.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!