estilo de vida saudável

Vantagens de adotar um estilo de vida saudável para a sua mente

É notável a mudança no comportamento dos brasileiros quando falamos sobre a busca por um estilo de vida saudável. Nesse sentido, o estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) mostrou dados satisfatórios, uma vez que 71% dos — 3 mil —entrevistados disseram que estão cuidando mais da alimentação. Quando se trata de exercícios físicos, os números também surpreendem, já que mais pessoas estão praticando alguma atividade, conforme revelou a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Nos últimos anos, segundo a Vigitel, o aumento foi de 24%. Ou seja, os brasileiros, de forma geral, estão se dando conta da importância dos hábitos que favorecem à saúde. Afinal, quando cuidamos do corpo também promovemos à vitalidade da mente. Então, pensando nisso, neste artigo, mostro como essas e outras práticas nos geram benefícios. Fique por dentro!

Como um estilo de vida saudável beneficia a mente

Veja, a seguir, como adotar um estilo de vida mais saudável pode beneficiar a sua saúde mental.

Humor equilibrado

Quando nos alimentamos de maneira saudável, todo o nosso corpo é beneficiado, inclusive a mente. Afinal de contas, diversos nutrientes, contidos em muitos alimentos, turbinam o nosso cérebro e melhoram a nossa concentração. Outro ponto positivo disso é que, ao adotarmos uma dieta rica em Ômega 3, Magnésio, fibras, Tripofano, vitamina C, Cálcio, também combatemos a ansiedade e depressão. Isso quer dizer que o nosso alimento é capaz de nutrir mente e corpo, quando usado de forma equilibrada.

Saúde potente

O estilo de vida saudável, que também pode ser adotado a partir de boas práticas de alimentação e exercícios físicos, melhora sobremaneira a resistência do nosso organismo. Pois, quando evitamos o consumo de comidas industrializadas e mexemos o nosso corpo com mais frequência, tudo orna em relação à saúde. Com isso, melhoramos consideravelmente a qualidade do nosso sono, evitamos o estresse, equilibramos a produção de hormônios da “felicidade”, potencializamos a nossa disposição, elevando consequentemente a nossa autoestima. No final, também conseguimos prevenir uma série de doenças e ainda aliviamos sintomas de transtornos mentais.

Vida organizada

O estilo de vida saudável também traz vantagem no que se refere à otimização das nossas rotinas diárias. Quando a mente consegue trabalhar organizadamente, isso reflete em todo o resto. Então, quando controlamos o estresse, somos capazes de gerenciar melhor o nosso tempo, as nossas demandas e à nossa vida.

Relacionamentos interpessoais saudáveis

O autoconhecimento é uma das principais características relacionadas ao desenvolvimento pessoal. Portanto, ela é fundamental para todos nós que desejamos crescer como seres humanos, uma vez que isso nos ajuda a adotar mudanças positivas e identificar falhas pessoais. Ou seja, se alimentamos o nosso corpo com os nutrientes necessários, também devemos cultivar hábitos saudáveis, no que tange à construção de relacionamentos. Então, é muito importante respeitarmos à diversidade e ouvirmos os outros atentamente. Dessa maneira, desenvolvemos melhor a qualidade e confiança nas relações que mantemos com outras pessoas. A prática de exercícios físicos, aliado à alimentação equilibrada traz muitas vantagens à mente, justamente por ela fazer parte das características do estilo de vida saudável. Contudo, também destacamos a sensação de bem-estar, que é fundamental nesse processo de mudanças estrutural e emocional. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Foz do Iguaçu!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp