De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o primeiro país no ranking mundial com mais pessoas sofrendo com transtornos de ansiedade. Apesar de ser muito confundida com temor, ela se manifesta com sintomas bem característicos.
Quer saber quais sintomas são esses? Então, continue a leitura deste artigo. Nas próximas linhas, você vai conhecer um pouco mais sobre os principais sinais que indicam a presença do problema.
Sintomas da ansiedade
1# Perceber o perigo por todos os lados
Geralmente, pessoas que sofrem com transtorno de ansiedade generalizada (TAG) apresentam uma preocupação exacerbada com o perigo, chegando a ter reações desproporcionais à situação.
Alguns exemplos comuns são indivíduos que não viajam de avião porque têm certeza de que ele vai cair. A situação também pode se manifestar quando é preciso realizar algum procedimento médico simples.
2# Distúrbios do sono
Pessoas ansiosas sentem muita dificuldade para dormir, principalmente se no dia seguinte há algum evento muito importante para ela. Em alguns casos, elas sonham com trabalho e passam a noite pensando em soluções para alguma questão profissional não resolvida.
3# Medos irracionais
Outra característica comum são os medos irracionais. Imaginam que estão sempre perdendo algo, não são boas o suficiente e já vislumbram o fracasso. Esse temor excessivo afeta as relações pessoais e profissionais.
4# Inquietude constante
A ansiedade faz com que as pessoas não consigam se concentrar, pois estão sempre inquietas com alguma preocupação. Assim, costumam ficar angustiados, caminhando de um lado para o outro.
5# Problemas digestivos
O sistema gastrointestinal de quem sofre com TAG é muito afetado. Por isso, não é raro que eles sintam dores abdominais, má digestão, mal-estar, diarreia e azia. O excesso de preocupação afeta o sistema nervoso que, consequentemente, descontrola todo o corpo.
Em alguns casos, os indivíduos podem apresentar úlceras, gastrites, inflamações, refluxo gastroesofágico e síndrome do intestino irritável.
6# Sintomas físicos
Os indivíduos ansiosos também tendem a sofrer com sintomas físicos durante os picos de crise. Por isso, costumam manifestar tremores, fadiga, falta de ar, asfixia, arritmia, sudorese excessiva, mãos frias, boca seca, tontura, náuseas, micção frequente, entre outros.
7# Perfeccionismo
Pessoas que estão sempre buscando a perfeição têm muito medo de errar. Assim, é normal que também se tornem pacientes de TAG, pois nem sempre conseguem alcançar o alto padrão desejado, o que traz frustração e a infelicidade.
8# Dificuldades emocionais
Um sintoma clássico de quem sofre com TAG são os transtornos emocionais, tais como irritabilidade, mudanças de humor repentinas, nervosismo, transição rápida entre euforia e tristeza. Esses comportamentos costumam surgir em momentos de maior pressão e estresse.
Esses são os sintomas mais recorrentes apresentados por pessoas portadoras de transtorno de ansiedade. Esse problema precisa ser levado a sério. O paciente precisa buscar tratamento com um psiquiatra, caso contrário, o problema tende ter complicações. Apenas assim é possível voltar a ter uma boa qualidade de vida.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como
psiquiatra em Foz do Iguaçu!