psicoterapia

5 benefícios da Psicoterapia

A psicoterapia pode ser definida como um conjunto de estratégias e técnicas terapêuticas que buscam ajudar as pessoas a lidar com seus problemas emocionais, por meio do diálogo e da conversa conduzida por um profissional capacitado. Em alguns países, ela também é conhecida como aconselhamento.

Com a técnica, também é possível aprender formas mais positivas e construtivas de lidar com o estresse que todos nós estamos submetidos diariamente e com as particularidades da vida pessoal, familiar ou profissional de cada indivíduo.

Além disso, esse tipo de terapia também é bastante útil para pessoas que estão passando por momentos difíceis, tais como o luto, transições de carreira e, até mesmo, um divórcio.

Você já sentiu uma sobrecarga emocional grande para lidar com seus problemas diários? Ansioso, triste ou desanimado a ponto de não querer realizar suas atividades diárias? Se sim, você faz parte do grupo de pessoas que certamente irá se beneficiar com esse acompanhamento psicoterápico.

Benefícios da psicoterapia

Para que você tenha certeza que a técnica é recomendada, criei uma lista com 5 benefícios trazidos pela psicoterapia. Veja, abaixo.

1- Autoconhecimento

É comum que, diariamente, nos questionemos sobre nossos pensamentos e atitudes, mas geralmente para por aí e acaba que não mudamos nada. No entanto, com a psicoterapia, esse diálogo interno se torna mais simples e frequente. Isso nos dá uma melhor capacidade de compreensão acerca de si mesmo, seus valores e objetivos pessoais.

Ou seja, esse tipo de intervenção permite que a pessoa aprenda a dominar e administrar melhor os seus sentimentos e emoções.

2- Autocontrole

Não conseguir controlar a ansiedade em razão de algo bom que está por vir, tomar atitudes desproporcionais para determinada ocasião, ter excesso de raiva, angústia ou tristeza. Tudo isso são sentimentos que muitas pessoas enfrentam diariamente.

Se você se enquadra em alguma dessas situações, esse tipo de terapia é ideal para você. Afinal, ela ajuda a regular esses sentimentos e a maneira como lidamos com ele, proporcionando, assim, um melhor autocontrole.

3- Tolerância a frustrações

Por meio das técnicas psicoterápicas também aprendemos a lidar e tolerar melhor as frustrações, aumentando a nossa capacidade de resiliência.

4- Oportunidade de se expressar sem medo de julgamentos na psicoterapia

Um dos grandes benefícios desse tipo de terapia é que o consultório se torna um lugar seguro e sigiloso para o paciente

Afinal de contas, quando alguém busca um terapeuta, a pessoa espera ser bem acolhida e ter seus sentimentos validados, sem sofrer nenhum tipo de julgamento, e é exatamente isso que ela irá oferecer.

5- Melhora nos relacionamentos interpessoais

Ter bons relacionamentos sociais é extremamente importante para levarmos uma vida plena, mas muitas pessoas encontram dificuldades em desenvolver esses laços sociais.

A psicoterapia ajuda as pessoas que possuem essa dificuldade a desenvolver habilidades sociais, com o objetivo de melhorar esses relacionamentos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Foz do Iguaçu!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp