Ansiedade

Como a ansiedade dificulta a qualidade de vida?

A ansiedade é um mal que pode causar impactos negativos. Uma pessoa ansiosa tende a não enxergar as situações do cotidiano com calma e tomar medidas que prejudicam a vida em médio e longo prazo.

Os sintomas, físicos e psicológicos, costumam afetar o dia a dia e impedir alguém ansioso de se manter em equilíbrio e ser produtivo. Por isso, é fundamental recorrer à profissionais que possam ajudar a lidar com esse tipo de problema.

Neste post, você vai saber o que é a ansiedade e quais são os fatores que levam alguém a desenvolver o problema. Continue lendo e saiba o que fazer para melhorar um estado de ansiedade!

O que é ansiedade?

A ansiedade é um mal que acomete as pessoas causando preocupação intensa e excessiva e prolongada. Além disso, sentimentos como medo, inquietação, apreensão e estado constante de temor são comuns em quem tem ansiedade.

As reações do corpo podem levar à elevação da frequência cardíaca, as famosas palpitações, respiração ofegante, sensação persistente de cansaço, sudorese, dores de cabeça, mal-estar, diarreia, ânsia de vômito, falta de ar, insônia.

Quais são os fatores que levam uma pessoa a ter ansiedade?

São muitos os aspectos que levam à manifestação da ansiedade, causando alterações na vida sentimental e física. Dentre eles, pode estar a apreensão diante de qualquer situação que foge ao controle ou exige além de um costume rotineiro.

As apresentações públicas, a demora de um resultado — de provas, exames ou processo seletivo —, a falta de dinheiro, um fantasma de infância, a pressão por uma decisão.

Esses são alguns dos motivos que influenciam o estado de espírito, acarretando ansiedade. É preciso cuidar, pois a pessoa que sofre de ansiedade permanente pode desenvolver um quadro de depressão e outras doenças psíquicas.

Como melhorar o quadro?

Um quadro de ansiedade não controlado pode interferir na qualidade de vida, seja em relação à vida pessoal ou profissional. O ansioso tem dificuldades de continuar suas atividades do dia com discernimento e tranquilidade.

Ter ansiedade é natural, entretanto, o excesso é prejudicial à saúde da mente e do corpo. Para melhorar uma condição de ansiedade é preciso repensar o comportamento diante daquilo que não pode ser mudado ou alterado.

No caso de quem não consegue refletir sozinho sobre os motivos de ansiedade e dificuldades para ter uma qualidade maior de vida, será importante contar com ajuda de um profissional qualificado.

Com o tratamento adequado, o ansioso vai aprender a controlar seus sentimentos e que nem sempre é preciso enfrentar os problemas sozinho. Com a mudança de comportamento, vai saber lidar melhor com as questões que levam ao descontrole do estado emocional, físico e psíquico.

É importante transformar a rotina e ter hábitos mais saudáveis, como incluir atividades físicas, passeios ao ar livre, uma alimentação balanceada, boas horas de sono e se esforçar para evitar os pensamentos negativos.

O passo mais importante é compreender que a ansiedade dificulta a qualidade de vida e impede a clareza dos pensamentos. Portanto, contê-la deve ser o principal objetivo, considerando a necessidade do equilíbrio das emoções para uma existência plena.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Foz do Iguaçu!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp