COVID-19

COVID-19 e seus impactos na saúde mental

Por conta da pandemia da Covid-19, as medidas de isolamento social tiveram que ser adotadas, porém, tiveram um impacto não somente nas questões financeiras, mas também na saúde mental e física das pessoas.

Muitas delas acabaram ganhando mais peso por conta de uma alimentação desequilibrada, pela ansiedade e pela falta de exercícios físicos.

Além de tudo isso, sobreveio também o estresse devido o aumento da jornada de trabalho proporcionada pelo home office, a depressão e até mesmo em algumas pessoas, os ataques de pânico.

De acordo com alguns especialistas, o distanciamento e isolamento social de parentes e amigos são os grandes responsáveis pela sensação de impotência e pela ansiedade. 

O medo de perder um ente querido para a doença pode gerar ataques de pânico, uma vez que não temos nenhum tipo de controle do que pode acontecer com o outro. Algumas pessoas para tentar aliviar esses sentimentos, acabam recorrendo à comida. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 9,3% da população brasileira sofrem de algum tipo de transtorno de ansiedade, como Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), fobias, ataques de pânico e estresse pós-traumático.

Entretanto, de acordo com levantamento feito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), por conta da pandemia, os casos relacionados à ansiedade aumentaram cerca de 80%.

Como saber se é hora de procurar ajuda psiquiátrica?

Veja, a seguir, alguns sinais que podem indicar que é hora de procurar ajuda médica psiquiátrica

  • Pensamentos contínuos e repetitivos sobre a doença;
  • Alto nível de ansiedade;
  • Procura desnecessária por exames a todo momento;
  • Medo excessivo de perder um ente querido;
  • Irritabilidade;
  • Agressividade;
  • Alteração no ciclo do sono por várias noites seguidas;
  • alteração abrupta no peso;
  • Pouca energia;
  • Fala desesperançada recorrente em relação a pandemia;
  • Instabilidade emocional seguida de crises de choro;
  • Pensamentos que não haverá saída para humanidade;
  • Consumo de bebida alcoólica e comida em demasia.

Como administrar sintomas como a ansiedade no dia a dia?

Para as pessoas com alto nível de ansiedade, a recomendação é evitar o acesso às notícias. Vale ressaltar, que se manter informado é diferente de se aprofundar e ter de lidar com as muitas notícias diárias preocupantes e trágicas.

Então, em meio a crise sanitária que assombra o mundo, temos convivido também com muitas fake news, e isto pode causar impactos emocionais mais profundos que serão bem mais difíceis de serem administrados. 

Quais os efeitos que a pandemia pode provocar a longo prazo na saúde mental?

Nesse sentido, a longo prazo, a pandemia pode causar um aumento na ocorrência de depressão resistente a tratamento, lutos prolongados e a síndrome de burnout, especialmente nos profissionais que estão lutando na linha de frente contra a Covid-19.

Como se prevenir desses impactos negativos que a pandemia pode causar?

Em primeiro lugar não devemos deixar de praticar exercícios físicos, mesmo em isolamento social. Por isso, para minimizar a ansiedade e o estresse, existem várias opções, entre elas, assistir suas séries favoritas e videoaulas disponíveis nos canais do Youtube.

Em suma, os especialistas também indicam a prática de exercícios de alongamento durante o dia e alimentar-se de forma saudável, inserindo verduras e frutas no cardápio; uma boa noite de sono e ingerir bastante água também são fundamentais.

Sendo assim, a meditação pode ajudar no relaxamento e na concentração, ajudando a manter a saúde mental em dia, além de melhorar o sistema imunológico e diminuir a ansiedade.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Então, leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Foz do Iguaçu!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp