Shot of a young businesswoman looking stressed while using a laptop in her home office

Estresse e o desenvolvimento de doenças

Você já ouviu falar de doenças causadas pelo estresse?

Você pode pensar que os problemas de saúde são o resultado de bactérias ou vírus, mas o estresse também pode desativar o sistema imunológico do corpo, tornando-o mais suscetível a germes no ambiente.

Muitas enfermidades resultam da incapacidade do sistema imunológico de funcionar adequadamente. Nesse sentido, o estresse, especialmente o tipo implacável para o qual não há alívio, pode destruir a capacidade do seu corpo de lutar contra invasores microscópicos ou de operar corretamente.

Existem muitas doenças causadas por estresse envolvendo o corpo e a mente.

Aqui estão alguns dos problemas de saúde e doenças que podem estar relacionados à batalha do seu corpo contra o estresse.

1. Insônia relacionada ao estresse

O estresse mantém as pessoas acordadas à noite devido à preocupação, ansiedade ou incerteza quanto ao futuro. Algumas pessoas se preocupam com seus empregos, enquanto outras se preocupam com questões familiares ou de saúde. Muitas coisas na vida podem ser estressantes e o estresse, se não administrado, pode interromper ou atrasar o sono.

Para combater a insônia causada pelo estresse, experimente beber um copo de leite antes de deitar, evite a cafeína, não faça exercícios pelo menos quatro horas antes de dormir e mantenha seu quarto fresco, mal iluminado e confortável.

2. Transtornos alimentares desencadeados por estresse

Você já pegou algo doce e saboroso quando se sentiu oprimido pelo estresse? Você não está sozinho!

Milhares de pessoas reagem ao estresse alimentando-se com excesso de doces ou carboidratos para uma rápida injeção de açúcar. Embora o açúcar no sangue possa subir rapidamente, com certeza vai despencar depois, geralmente deixando uma sensação pior do que antes.

Se você precisar mordiscar quando o estresse o dominar, opte por vegetais crocantes. As fibras vão fazer você se sentir satisfeito e saudável. Não deixe que o estresse te leve ao pote de biscoitos ou aos doces. Faça uma dieta balanceada para acalmar os nervos e ficar por dentro de situações estressantes!

3. Depressão

O estresse não resolvido pode deixar a pessoa com raiva ou sem esperança, o que pode levar à depressão. Se você se sente cronicamente triste, tem problemas para pensar com clareza, se sente sozinho ou não amado, luta contra a culpa ou vergonha, é provável que esteja com depressão.

As doenças causadas pelo estresse podem parecer não relacionadas, mas quando os médicos, conselheiros ou os próprios pacientes examinam mais de perto, geralmente existe uma relação de causa e efeito.

O médico deve ser capaz de diagnosticar a origem da depressão relacionada ao estresse e prescrever o tratamento adequado.

4. Ansiedade e ataques de pânico

Como a depressão, os transtornos de ansiedade e os ataques de pânico frequentemente têm uma conexão relacionada ao estresse.

Pessoas que lutam continuamente com situações desconfortáveis ​​podem ter altos níveis de estresse. Estes, por sua vez, podem se manifestar em nervosismo e medo, aparentemente por uma causa desconhecida.

Por meio de uma análise cuidadosa, pode-se discernir se uma situação estressante pode ser a causa de um desses transtornos. Se os distúrbios continuarem a ocorrer ou aumentarem de frequência, é uma boa ideia encontrar um psicólogo para lidar com os problemas.

5. Resfriados e vírus

Doenças físicas causadas por estresse podem ser tão comuns quanto resfriados ou vírus sazonais. Pessoas estressadas geralmente têm sistemas imunológicos que não estão funcionando adequadamente. Consequentemente, elas podem ficar doentes mais rápido e mais facilmente do que de outra forma.

Para aliviar o que pode estar contribuindo para um resfriado ou enjôo prolongado, descanse bastante, alimente-se de maneira saudável e evite se preocupar. Cuide de suas necessidades físicas para manter seu corpo resistente aos germes, especialmente durante os meses de inverno.

Não deixe que situações estressantes continuem a causar problemas no seu sistema imunológico e talvez levem a uma das doenças citadas. Aprenda a tomar medidas agora para gerenciar fatores estressantes em sua vida antes que o estresse tome o controle de você.

Embora seja útil obter informações sobre saúde lendo e conversando com amigos, certifique-se de consultar seu médico antes de tentar qualquer novo tratamento ou mudar sua dieta.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Foz do Iguaçu!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp