Gerenciando o Estresse

Gerenciando o Estresse Na Prática

Segundo pesquisa recente com mil empresas em 15 países, 6 em cada 10 trabalhadores experimentaram um aumento de estresse no local de trabalho. O excesso de informação e compromissos exige o gerenciamento do estresse.

Neste sentido, preparamos este post para trazer algumas dicas para você aprender diferentes formas de controlar essa tensão e levar uma vida mais tranquila. Quer saber mais? Continue a leitura do post.

1) Aprenda a relaxar

Uma das melhores formas de gerenciar o estresse é aprender técnicas de relaxamento que ajudam a aliviar essa tensão. A meditação, por exemplo, é uma medida simples, que pode ser feita em qualquer lugar, e muito efetiva.

Porém, não se preocupe, pois é normal enfrentar alguma dificuldade para relaxar nas primeiras tentativas. Os pensamentos e preocupações irão surgir. Relaxar é uma habilidade que você desenvolve com treino e consistência.

2) Tenha boas noites de sono

A falta de sono é uma das principais causas do estresse que, por sua vez, também nos impede de relaxar e dormir bem. Assim, a pessoa entra em um ciclo que gradualmente aumenta a tensão e o cansaço.

Diante dessa situação, muitas pessoas buscam medicamentos para dormir. Contudo, não é a melhor saída. Você precisa relaxar antes de pegar no sono. Para isso, siga as seguintes dicas:

  • proporcione um ambiente favorável ao sono, reduzindo a iluminação, o barulho, o conforto;
  • evite o consumo de produtos com cafeína antes de dormir, bem como de bebidas alcoólicas;
  • à noite, não concentre-se em pensamentos e preocupações sobre atividades do dia seguinte. O seu foco precisa ser relaxar;
  • desligue os dispositivos eletrônicos e leia um livro quando estiver na cama;
  • tome um banho morno à noite;
  • crie uma rotina de sono, respeitando sempre o horário estabelecido para ir para a cama.

3) Exercite-se

Ao lidar diariamente com o estresse, o corpo passa a produzir, de forma acentuada, hormônios de luta ou fuga, como a adrenalina e o cortisol. Essas substâncias nos protegem do perigo e nos ajudam a responder rapidamente a uma situação perigosa.

Porém, no mundo moderno, não oferecemos uma resposta de luta ou fuga. Por isso, a prática de exercícios físicos é uma forma de metabolizar o excesso desses hormônios, substituindo-os pelos hormônios do bem-estar.

4) Gerencie o seu tempo

Outro fator que tende a causar estresse e afetar consideravelmente a nossa paz é a falta de organização, principalmente com atividades profissionais. O primeiro passo é aceitar que você não pode fazer tudo de uma vez e precisa priorizar tarefas;

Segundo, organize a sua rotina. Basta fazer uma lista com todas as tarefas que você precisa concluir, em ordem de prioridade. O simples ato de dar um “check” nas atividades concluídas trará paz ao seu dia.

5) Busque o suporte um profissional

Por último, conversar com um profissional sobre como você se sente pode ajudá-lo a controlar toda essa tensão. Além de distraí-lo de seus pensamentos estressantes, você aprenderá técnicas de gerenciamento.

Ainda, se não deseja procurar um psicólogo ou um psiquiatra, converse com um amigo, um familiar, alguém em que confie e que não irá julgá-lo. O importante é compartilhar com outra pessoa para aliviar a sua tensão.

Então, com a leitura deste post, você conheceu algumas das melhores dicas para gerenciar o estresse na prática. Portanto, se você está muito tenso, siga nossas recomendações e viva uma vida mais tranquila.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Foz do Iguaçu!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp