O transtorno de humor é um transtorno de saúde mental no qual ocorrem alterações emocionais que se caracterizam por períodos prolongados de depressão, de exaltação excessiva ou de euforia, ou ambos.
Neste post, explicamos tudo o que você precisa saber sobre essa condição. Então, se tem interesse em saber mais sobre o tema, não deixe de ler este post.
O que é um transtorno de humor?
Trata-se de uma doença caracterizada por alterações de humor, havendo alternância entre estados de estabilidade, de depressão ou de mania. Geralmente, não é um problema percebido pelos pacientes, mas pelos amigos e familiares.
Ainda, em estágio inicial, essas mudanças acontecem periodicamente. Com o passar dos anos, esses intervalos se tornam cada vez menores. Assim, a pessoa varia constantemente de um episódio de depressão para um de euforia, e vice-versa.
Contudo, é importante esclarecer que ter um transtorno de humor é diferente de estar triste ou alegre. Na verdade, é algo muito mais profundo e que, na maioria das vezes, não tem motivo aparente.
Quais os tipos de transtornos?
Os transtornos de humor podem se manifestar de diferentes formas. A seguir, listamos os principais tipos:
- ciclotimia: condição que integra o espectro bipolar, sendo também chamada de transtorno afetivo de personalidade ou personalidade ciclotímica, mesclando períodos de euforia, excitação e hiperatividade com outros de tristeza, desânimo e inatividade;
- depressão: doença muito presente entre a população, capaz de gerar um estado de angústia, melancolia, ansiedade, desânimo, queda de energia, fadiga e falta de motivação;
- bipolaridade: o transtorno afetivo bipolar se caracteriza pela alternância súbita de humor e comportamento, oscilando entre momentos de depressão e euforia;
- distimia: também chamada de transtorno depressivo persistente, tem intensidade moderada e duração mais longa que a depressão. Quem sofre com distimia é visto como uma pessoa mal humorada.
Como é causado?
Um transtorno de humor possui causas multifatoriais, podendo ter origem genética, psicossociais ou ambas. Em alguns casos, essas alterações podem acontecer devido a alterações bioquímicas no cérebro, tais como, déficit no metabolismo da serotonina.
Além disso, o problema também pode ser desencadeado por eventos traumáticos, como a morte de um ente querido, um desemprego repentino, mudanças físicas, términos de relacionamento ou diagnósticos de doenças.
Como se caracteriza um transtorno?
Os transtornos de humor são conhecidos como transtornos afetivos. Isso porque se caracterizam pela tristeza e pela alegria intensa, causando prejuízos à vida do indivíduo e às suas relações profissionais e pessoais.
Além disso, essa condição compromete a capacidade funcional, física e social do indivíduo. O transtorno depressivo ocorre quando há o humor deprimido na maior parte do dia em conjunto com o desinteresse ou prazer em todas ou quase todas as atividades.
Porém, o sintoma precisa estar presente por, pelo menos, duas semanas para que o diagnóstico seja confirmado. Outros sintomas relacionados são pessimismo, sentimento de culpa, diminuição da energia, dificuldade de concentração e alterações no apetite.
Já o transtorno bipolar se caracteriza pela oscilação entre longos períodos de depressão com grandes intervalos de euforia. Existem ocasiões em que também há uma acentuação dos níveis de energia e da atividade. Esses episódios se repetem ao longo da vida.
Quando o indivíduo apresenta episódios de euforia ou mania, o humor fica exaltado com aumento desproporcional de energia. Há também uma irritação persistente, além de crenças não realistas, ideias de grandeza, sensações de poder, riqueza ou força exagerada.
Enfim, um transtorno de humor tem grande potencial de prejudicar a vida do paciente. Por isso, é necessário buscar o diagnóstico o quanto antes para que o tratamento seja iniciado. Com isso, será possível devolver a qualidade de vida.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Foz do Iguaçu!