Portrait of sad teenage girl with face protective mask looking through the window at home

Quando o sofrimento mental se transforma em transtorno mental?

Segundo a Organização Mundial de Saúde, saúde mental é definida como “um estado de bem-estar em que uma pessoa pode se realizar, enfrentar as tensões normais da vida, realizar um trabalho produtivo e contribuir para a vida de sua comunidade”. A noção de saúde mental não se limita apenas à ausência de sofrimento mental ou transtornos.

A saúde mental é parte integrante da saúde e do bem-estar. Saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não é apenas ausência de doença ou enfermidade”.

  • A saúde mental é um direito humano.
  •  A noção de saúde mental abrange uma dimensão individual e coletiva.
  •  A saúde mental de uma pessoa é multifatorial: recursos psicológicos individuais, fatores genéticos, contexto social e econômico individual, acesso a serviços públicos de promoção da saúde mental.

Assim, o conceito de saúde mental tem três dimensões principais:

  • Perturbações psíquicas que se referem a classificações e que correspondem a perturbações de duração variável e gravidade variável (perturbações bipolares, depressão, esquizofrenia em particular).
  • O sofrimento psicológico que pode ocorrer quando uma pessoa enfrenta situações difíceis e dificuldades existenciais.
  • Saúde mental, que se preocupa com todos os determinantes da saúde mental, levando à melhoria do desenvolvimento pessoal e do bem-estar coletivo.

O conceito de sofrimento mental

A dor psíquica ou sofrimento mental pode surgir em várias circunstâncias da vida e transformar o indivíduo por conta de uma doença somática ou mental. Está presente com intensidade variável, dependendo se a pessoa está em sofrimento psíquico ou tem uma patologia mental.

O conceito de transtornos mentais

O nome das doenças mentais muda com o tempo, dependendo do contexto socioeconômico em que ocorrem.  Atualmente, a noção de transtornos psíquicos é a que se usa para denominar as doenças que afetam o psiquismo.

Assim, doenças mentais, doenças psiquiátricas, transtornos mentais, transtornos psíquicos são termos diferentes para significar a mesma coisa. Atualmente, as doenças mentais são classificadas por sintomas, sem considerar o contexto de surgimento desses sintomas.

O conceito de deficiência mental

 Uma pessoa tem deficiência mental quando ela, sofrendo de transtorno mental, não consegue mais cumprir suas obrigações de autonomia para atender às suas necessidades básicas, em um determinado meio social.

O conceito de deficiência é então definido como uma limitação de atividade ou restrição de participação na vida em sociedade sofrida em seu ambiente por uma pessoa devido a uma deterioração substancial, duradoura ou definitiva de uma, ou mais funções físicas, mentais, cognitivas ou psicológicas, uma deficiência múltipla ou um problema de saúde que a invalida.

Esta é uma definição ambiental de deficiência. A pessoa não é “deficiente psiquicamente” como tal porque encontra dificuldades psicológicas; ela está em uma situação de deficiência psíquica quando as consequências de seus distúrbios ressoam em um ambiente inadequado.

O reconhecimento da deficiência mental não é um elemento fixo, fixo no espaço e no tempo; às vezes é apenas um passo.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Foz do Iguaçu!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp