A young mixed-race woman hugs a mature adult black woman. They are sitting next to each other in a medical clinic. The two women are attending a group therapy session. They are showing support and kindness.

Saúde mental na era das pandemias

Os problemas de saúde mental muitas vezes resultam em sentimentos de isolamento e solidão, que podem ser reforçados pelas medidas de quarentena impostas durante a pandemia de COVID 19.

Por complicar a regulação emocional e reduzir o acesso aos cuidados, a situação atual pode gerar comportamentos de risco. É mais difícil para as pessoas com problemas de saúde mental obterem os cuidados de que precisam.

Na situação sem precedentes que estamos vivenciando, é importante levar a sério seu bem-estar e continuar comprometido com suas necessidades. Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar!

Dica 1 para manter sua saúde mental

Tente manter contato com amigos e parentes a quem você pode recorrer para obter ajuda se sua saúde mental piorar.

Dica 2 para manter sua saúde mental

Se você estiver fazendo tratamento para um problema de saúde mental, continue tomando a medicação prescrita e certifique-se de poder reabastecê-la. Você pode obter uma receita recarregável pelo telefone ou online no site de uma farmácia licenciada.

Dica 3 para manter sua saúde mental

No caso de uma crise de saúde mental ou emergência, como planejar ferir-se ou suicidar-se, aconselhamento profissional imediato e orientação devem ser obtidos para determinar o que fazer a seguir.

Se um profissional de saúde já lhe deu um número de emergência, use-o. Se você estiver sob os cuidados de uma equipe de saúde mental e tiver um plano de cuidados especiais, siga as instruções sobre quem contatar em caso de emergência.

Dica 4 para manter sua saúde mental

Se acontecer de você ter ataques de pânico e ansiedade, pode ser útil criar um lugar em sua casa onde se sinta seguro ou fazer exercícios respiratórios para se acalmar.

Se você está se sentindo trancado ou claustrofóbico, será útil aproveitar os momentos em que você pode sair de casa, mas também considere abrir as janelas para ventilar, fazer uma pausa em algum lugar onde você possa olhar para fora.

Sente-se à sua porta ou no seu jardim, se tiver um. Também pode ajudar a mudar de quarto regularmente (se possível) para se sentir menos apertado.

Dica 5 para manter seu bem-estar

Se você está fazendo tratamento para um problema de álcool ou drogas, esteja ciente que a epidemia de COVID-19 pode exacerbar sentimentos de medo, ansiedade e isolamento e, portanto, colocá-lo em maior risco.

Risco de recaída ou de consumo de outras substâncias, bem como de interromper seu tratamento ou não seguir os termos. Continue a tomar sua receita e certifique-se de obter suprimentos regulares de medicamentos. Se você estiver em contato com um psicólogo ou grupo de apoio, descubra como manter contato.

Dica 6 para manter seu bem-estar

Se você tem um transtorno alimentar, tente estabelecer uma nova rotina para encontrar alguns pontos de referência nessas circunstâncias incomuns. Cuide de si mesmo, incluindo a manutenção de uma boa higiene do sono.

Lembre-se de que os tempos difíceis têm um começo e um fim: seja paciente e evite ser duro demais consigo mesmo. No passado, você pode ter desenvolvido algumas ferramentas para superar outros tempos difíceis!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Foz do Iguaçu!

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