TDAH

Como é feito o tratamento para TDAH?

O transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é um distúrbio que afeta de 3% a 5% das crianças no mundo. Quanto mais rápido o diagnóstico do TDAH, mais rapidamente o tratamento é iniciado e menor é o impacto na qualidade de vida da criança. Por isso, estar atento aos primeiros sinais é de suma importância. Neste artigo, você vai conhecer mais sobre o problema e entender como funciona o tratamento para esses pacientes.

O que é TDAH?

A sigla significa transtorno de déficit de atenção com hiperatividade e diz respeito a um distúrbio neurológico que surge na infância, mas precisa ser tratado para que os sintomas não perdurem por toda a vida. É um problema que acomete as crianças em idade escolar, principalmente os meninos. Esse transtorno foi classificado em três tipos, que variam de acordo com a intensidade dos sintomas apresentados pelo paciente. São eles:
  • Transtorno com predomínio dos sintomas de desatenção – quando apenas os critérios de desatenção foram preenchidos nos últimos seis meses;
  • Transtorno com predomínio dos sintomas de hiperatividade e impulsividade – quando apenas os critérios de impulsividade e hiperatividade foram preenchidos nos últimos seis meses;
  • Transtorno combinado – quando todos os critérios de desatenção, hiperatividade e impulsividade foram preenchidos nos últimos seis meses.
Apesar dos vários diagnósticos da doença, ainda existem pessoas que duvidam da sua existência. Porém, o TDAH é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, em países como os Estados Unidos, os pacientes são protegidos por lei.

Como funciona o tratamento para TDAH?

O tratamento precoce do transtorno é a melhor forma para que o portador tenha uma vida produtiva e saudável.  A base do tratamento está na assistência prestada por uma equipe multidisciplinar, que oferece suporte médico, mental e pedagógico. A alternativa mais eficaz no tratamento do transtorno de déficit de atenção com hiperatividade é a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). Essa terapia é composta por técnicas que auxiliam no desenvolvimento comportamental da criança. Além da TCC, o tratamento também compreende o uso de medicamentos e a orientação aos pais e aos professores. Geralmente, os fármacos prescritos são antidepressivos e psicoestimulantes. Boa parte dos pacientes respondem bem à medicação, reduzindo em até 50% dos sintomas básicos da doença. Porém, os remédios costumam produzir alguns efeitos colaterais, tais como perda de apetite, insônia, irritabilidade, cefaleia e problemas gastrointestinais. Esse transtorno não é um problema de aprendizado, mas sim de dificuldade em manter a atenção, a organização, além de causar inquietação. Esses sintomas afetam o rendimento escolar da criança e, por isso, os pais e professores precisam estar preparados para ensiná-la. Quando o paciente apresenta algum grau de dislexia ou de disortografia, há a necessidade de acompanhamento de um fonoaudiólogo. O tratamento para TDAH só pode ser prescrito por um médico especialista, que irá analisar o quadro do paciente e buscar as melhores soluções. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Foz do Iguaçu!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp