O transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é um distúrbio que afeta de 3% a 5% das crianças no mundo. Quanto mais rápido o diagnóstico do TDAH, mais rapidamente o tratamento é iniciado e menor é o impacto na qualidade de vida da criança.
Por isso, estar atento aos primeiros sinais é de suma importância. Neste artigo, você vai conhecer mais sobre o problema e entender como funciona o tratamento para esses pacientes.
O que é TDAH?
A sigla significa transtorno de déficit de atenção com hiperatividade e diz respeito a um distúrbio neurológico que surge na infância, mas precisa ser tratado para que os sintomas não perdurem por toda a vida. É um problema que acomete as crianças em idade escolar, principalmente os meninos. Esse transtorno foi classificado em três tipos, que variam de acordo com a intensidade dos sintomas apresentados pelo paciente. São eles:- Transtorno com predomínio dos sintomas de desatenção – quando apenas os critérios de desatenção foram preenchidos nos últimos seis meses;
- Transtorno com predomínio dos sintomas de hiperatividade e impulsividade – quando apenas os critérios de impulsividade e hiperatividade foram preenchidos nos últimos seis meses;
- Transtorno combinado – quando todos os critérios de desatenção, hiperatividade e impulsividade foram preenchidos nos últimos seis meses.