Ansiedade

Ansiedade: 6 dicas para controlar o problema

Por si só, a ansiedade não é um sentimento negativo, pois nos ajuda a lidar com situações inesperadas. O problema está na intensidade em que surge e na constância com que ocorre, podendo tornar-se um sintoma de uma doença ou um transtorno mental.

Neste sentido, se você sente-se ansioso diante de determinadas situações, preparamos este post para listar algumas dicas que o ajudarão a controlar esse sentimento. Então, se você tem interesse no assunto, continue a leitura.

1) Mantenha sua rotina organizada

Um dos principais fatores que levam à ansiedade é a falta de organização, o que faz com que as tarefas e compromissos se acumulem, tomando proporção assustadora. Dessa forma, a primeira dica é: definir exatamente como será o seu dia.

Isso significa organizar as tarefas, priorizando-as de acordo com sua urgência. Porém, é fundamental dividir corretamente, preenchendo cada dia útil da semana com uma quantidade adequada de coisas a fazer.

2) Treine a respiração

Geralmente, quando estamos estressados ou durante uma crise de ansiedade, a respiração fica ofegante, mesmo respirando fundo. Por isso, outra forma de aliviar essa sensação é treinando a respiração.

Quando inspiramos o ar e expiramos de forma lenta e controlada, o cérebro entende que podemos relaxar, trazendo um alívio imediato. Porém, a respiração profunda precisa ser treinada constantemente. 

3) Entenda os seus pensamentos e sentimentos

Conhecer mais a si mesmo, entender os seus pensamentos e sentimentos é fundamental para aprender a lidar e controlar a ansiedade. Sempre que sentir algum desconforto, procure entender o que motivou esse pensamento.

Da mesma forma, esteja atento à presença de pensamentos negativos. A ansiedade tende a gerar sentimentos pessimistas. Então, quando eles invadirem sua mente, procure entendê-los e traga-os para a realidade.

4) Exercite-se

Praticar atividades físicas é tão importante quanto as outras dicas já mencionadas, no que se refere ao controle da ansiedade. Então, encontre um exercício que seja prazeroso e pratique-o com regularidade.

Ao exercitar-se, o corpo libera hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, aliviando a tensão acumulada, proporcionando relaxamento e desacelerando os batimentos cardíacos. Por isso, se você quer tomar o controle sobre seus sentimentos, faça uma atividade física.

5) Procure meditar

A meditação é um dos principais recursos disponíveis para o controle da ansiedade crônica. Diferente do que muitos imaginam, meditar não é algo complexo ou possível apenas para algumas pessoas.

A essência da meditação não é só esvaziar a mente, mas também pensar no presente, conhecer mais sobre si mesmo, relaxar e controlar a respiração. Então, procure vídeos na internet e comece a meditar o quanto antes.

6) Durma bem

Não há nada tão reparador para o nosso corpo quanto o sono. Enquanto dormimos, o organismo se regenera e se prepara para um novo dia. Quando você deixa o sono em segundo plano, se sentirá mais cansado e, consequentemente, mais ansioso.

Para dormir bem, incorpore as práticas de higiene do sono na sua rotina. Isso significa dormir pelo tempo necessário, preparar um ambiente confortável e silencioso, não ingerir alimentos pesados à noite ou realizar atividades físicas e evitar o uso de dispositivos eletrônicos na hora de ir pra cama.

Então, com a leitura deste post, você conheceu as principais dicas para controlar a ansiedade e viver uma vida mais leve e tranquila. Portanto, se você sente-se ansioso com frequência, siga nossas dicas e, caso não tenha resultados positivos, converse com o seu médico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Foz do Iguaçu!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp