Pessoas com depressão podem não reconhecer que estão deprimidas. Elas podem não estar cientes dos sinais e sintomas da depressão, muitas vezes pensam que seus sentimentos são normais.
Com frequência as pessoas sentem vergonha de sua depressão e erroneamente acreditam que devem ser capazes de superá-la só com a força de vontade sozinhas. Mas a depressão raramente melhora sem tratamento e pode piorar. Com a abordagem correta de tratamento, a pessoa de quem você gosta pode melhorar.
Veja o que você pode fazer para ajudar:
• Converse com a pessoa sobre o que você percebeu e o motivo de estar preocupado.
• Explique que a depressão é uma condição médica, não uma falha ou fraqueza pessoal – e que geralmente melhora com o tratamento.
• Sugira a procura de ajuda de um profissional – um médico ou um profissional de saúde mental.
• Expresse sua disposição de ajudar, agendando consultas, indo até eles e participando de sessões de terapia familiar.
Fornecer suporte para o paciente com depressão
Lembre-se que a depressão não é culpa de ninguém. Você não pode consertar a depressão da outra pessoa – mas seu apoio e compreensão podem ajudar.
• Incentive a aderir ao tratamento. Se o seu parente ou amigo está em tratamento para depressão, ajude-o a se lembrar de tomar os medicamentos prescritos e manter os compromissos.
• Esteja disposto a ouvir. Deixe a pessoa saber que você quer entender como ele ou ela se sente. Ouça atentamente, mas evite dar conselhos, opiniões ou fazer julgamentos. Apenas ouvir e ser compreensivo pode ser uma poderosa ferramenta de cura.
• Dê um reforço positivo. Pessoas com depressão podem se julgar severamente e encontrar falhas em tudo o que fazem. Lembre seu ente querido sobre suas qualidades positivas e o quanto a pessoa significa para você e para os outros.
• Oferecer assistência. Seu parente ou amigo pode não ser capaz de cuidar bem de certas tarefas. Dê sugestões sobre tarefas que você estaria disposto a fazer ou pergunte se há alguma tarefa específica que você possa realizar.
• Ajude a criar um ambiente de baixa tensão. Criar uma rotina regular pode ajudar uma pessoa com depressão a se sentir mais no controle. Ofereça-se para agendar refeições, medicamentos, atividade física, sono e ajudar a organizar as tarefas domésticas.
• Faça planos juntos. Peça ao paciente para acompanhá-lo em uma caminhada, ver um filme ou trabalhar com você em um hobby ou outra atividade que ele ou ela tenha desfrutado anteriormente. Mas não tente forçar a pessoa a fazer alguma coisa.
• Seja paciente. Os sintomas de depressão melhoram com o tratamento, mas isso pode levar tempo. Encontrar o melhor tratamento pode exigir mais de um tipo de medicação ou tratamento. Para algumas pessoas, os sintomas melhoram rapidamente após o início do tratamento. Para outros, levará mais tempo.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como Psiquiatra em Foz do Iguaçu
https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/depression/in-depth/depression/art-20045943