psiquiatra

Quando procurar um psiquiatra?

A saúde mental nunca esteve tão em alta quanto nos dias atuais. É comum encontrarmos especialistas, profissionais e celebridades estimulando esse investimento em autoanálises. Os psiquiatras, por exemplo, estão cada vez mais sendo procurados por pessoas de diversos perfis. Mas, o que envolve tudo isso?

O que o psiquiatra trata?

Psiquiatras são profissionais especializados em tratar questões ligadas à saúde mental. Através de uma abordagem especializada, os psiquiatras conseguem analisar, diagnosticar e tratar problemas emocionais que afetam o desenvolvimento do paciente.

O processo não é simples, pois exige um contato constante por meio das consultas. Além disso, o paciente deve estar disposto a seguir as orientações do psiquiatra. Como qualquer outra especialidade, apenas o médico não fará milagres, então, o tratamento só possui resultados com a ajuda do paciente.

Psicólogo x Psiquiatra

Quando se fala em saúde mental, muitas pessoas acreditam que psicólogos e psiquiatras tratam as mesmas coisas, mas se enganam. O psiquiatra é um profissional com graduação em medicina e que fez residência em psiquiatria. Já o psicólogo se formou em psicologia.

E, por ser formado em medicina, o psiquiatra pode inclusive receitar remédios, coisa que o psicólogo não pode de forma alguma. O psiquiatra pode se especializar em diversos segmentos, como forense, psicogeriatria, infantojuvenil, entre outras.

Outra diferença entre esses profissionais está no fato que o psiquiatra pode diagnosticar e tratar questões relacionadas à ordem mental, como depressão, ansiedade ou dependência química, por exemplo. Já o psicólogo pode atuar em questões psicológicas ou comportamentais, por meio de técnicas desenvolvidas em sessões. Mas, como descobrir que preciso de um psiquiatra? Se essa pergunta surgiu na sua cabeça, saiba a resposta a seguir.

Quando procurar um psiquiatra?

Agora chegou o momento de você compreender se o psiquiatra é o profissional indicado para resolver seu problema. Antes de tudo, você deve ficar atento a alguns sinais. Entre eles, destacam-se 4 principais.

*Dificuldades de dormir: caso você tenha crises de insônia frequentes, há uma alteração no seu desempenho diário;

*Alteração no apetite: se há uma diminuição ou aumento no seu apetite, pode ser um sinal que você deve buscar a ajuda de um profissional de saúde mental;

*Mudanças constantes de humor: é normal não acordar com o melhor humor em um dia. O problema é quando você tem uma reação desproporcional a um fato. Por exemplo, se você perde um ônibus assim que chega ao ponto, o normal é ficar chateado ou preocupado com a hora. Mas, caso a pessoa tenha um acesso de raiva e surta por causa disso, pode ser um sinal que precisa de ajuda.

*Dificuldades em se livrar de vícios: se você sabe que está com algum vício e não consegue largar, pode ser o caso de procurar um psiquiatra.

 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Foz do Iguaçu!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp