O sono é o estado em que o corpo descansa para que funcione bem durante o dia, quando estamos acordados. É durante o sono que importantes funções do corpo são realizadas. Por isso, problemas do sono podem afetar negativamente a saúde do nosso corpo e mente.
Além dos sintomas comuns como cansaço, sonolência excessiva, irritabilidade e problemas de memória, a falta de sono pode gerar doenças e disfunções do organismo, podendo comprometer o sistema cardiovascular e alterar o metabolismo.
Por isso, é importante que ao perceber problemas durante o sono o paciente procure ajuda médica. Continue a leitura para conhecer os principais distúrbios do sono.
Transtornos do sono mais comuns
Apneia do sono
Pacientes com apneia do sono apresentam paradas respiratórias durante o sono, causadas por uma diminuição no espaço da faringe (tubo pelo qual entra o ar que respiramos). O problema é muito frequente em quem ronca e, normalmente, o paciente não percebe ou aceita que está com o transtorno. A apneia pode levar a uma série de consequências, entre elas a sonolência e o cansaço excessivo durante o dia, falta de energia, irritabilidade e dificuldade de concentração
Bruxismo
O bruxismo é caracterizado pelo ranger ou apertamento dos dentes durante o sono. A condição está associado a problemas articulares (problemas na articulação temporo-mandibular) e é mais frequentemente associada a estresse e ansiedade.
Além de comprometer a saúde do sono, o bruxismo pode causar desgaste dos dentes, dores na região da mandíbula e dores de cabeça.
Distúrbio de comportamento do sono REM
Esse transtorno é caracterizado por movimentos agressivos e violentos durante o sono. O distúrbio acomete mais a homens de meia idade e pode estar associado a um aumento do risco de doenças neurodegenerativas ao longo dos anos.
Insônia
A insônia é um dos distúrbios de sono mais conhecidos, e muitas vezes o mais confundido por pacientes. A insônia consiste na dificuldade em dormir ou em manter o sono, mesmo sob todas as condições adequadas.
Quando persistente, o problema pode gerar sonolência excessiva durante o dia, mau humor e cansaço. O tratamento envolve, de modo geral, a prescrição de medicamentos que ajudam a dormir e não provocam dependência química, associada a medidas comportamentais e cognitivas.
Síndrome das pernas inquietas
Necessidade irresistível de movimentar os membros inferiores para aliviar uma sensação desagradável, que acontece normalmente durante a noite e impede um sono de qualidade. Suas causas não são bem conhecidas, mas sabe-se que a deficiência de ferro e dopamina tem uma relação com a ocorrência de espasmos musculares.
Ronco
O ronco, por si só, não é um distúrbio. Ele pode ser considerado normal em determinadas situações e, desde que atrapalhe o sono do próprio indivíduo e de quem divide a casa com ele, não há motivos de preocupação. Do contrário, pode ser um indício da apneia do sono e, por consequência, trazer riscos à saúde.
Sonambulismo
O paciente com sonambulismo manifesta atividades motoras complexas, como caminhar ou conversar durante o sono, podendo em seguida despertar ou voltar a dormir normalmente. Muitas vezes, o sonambulismo é um evento inofensivo aleatório. O tratamento poderá ser necessário se ele ocorrer com frequência ou causar danos. Nesses casos, o acompanhamento psiquiátrico é importante para a determinação da melhor forma de tratamento.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Foz do Iguaçu!