Transtornos alimentares são condições de saúde mental complexas que, muitas vezes, exigem a intervenção de especialistas médicos e psicológicos para alterar seu curso. Eles podem começar com uma obsessão por comida, peso corporal ou forma do corpo e, em casos graves, até resultar em morte.
Por isso, acompanhe a leitura e veja a seguir alguns dos principais transtornos alimentares:
Anorexia
A anorexia nervosa é um transtorno alimentar no qual a pessoa se enxerga sempre com excesso de peso, mesmo abaixo do peso ideal. Em alguns casos, o paciente pode estar desnutrido. Há uma obsessão em emagrecer e uma rejeição a qualquer comida, provocada pelo medo de ganhar peso.
Os principais sintomas da anorexia são:
- rejeição à alimentação, a fim de não engordar;
- sentir-se gordo ao olhar-se no espelho;
- evitar se alimentar em público pela sensação de culpa;
- tomar remédios para emagrecer.
O principal tratamento é realizado pela psiquiatria, que ajudará o indivíduo na melhora do seu comportamento quanto à alimentação e à autoimagem. Pode ser necessário o uso de medicamentos no combate à ansiedade e à depressão.
Além disso, é preciso um acompanhamento nutricional para indicar uma dieta saudável, associada ao uso de suplementos alimentares para compensar a falta de nutrientes no organismo.
Bulimia
Ao contrário da anorexia, a bulimia é marcada por episódios de compulsão alimentar, em que há ingestão de grande quantidade de comida. As compulsões são seguidas por ações compensatórias, como vômitos, uso de laxantes ou diuréticos, longo período de jejum ou prática excessiva de exercícios.
Além dos episódios de compulsão, outros sintomas são bem característicos, como inflamação crônica na garganta, desidratação, sensibilidade nos dentes, refluxo gástrico, bem como outros problemas gastrointestinais.
O tratamento também ocorre por assistência psiquiátrica e psicológica, na tentativa de reverter o quadro. Além disso, é feito um acompanhamento nutricional. O uso de medicamentos para o controle da ansiedade e dos vômitos pode ser necessário.
Compulsão Alimentar
Na compulsão alimentar, ocorrem episódios frequentes em que a pessoa come exageradamente, mesmo que não tenha fome. Não há um controle sobre o que se come nem sobre a quantidade. Contudo, não há comportamentos compensatórios, como vômitos ou uso de laxantes.
Além de comer em exagero, outros sintomas estão relacionados com a dificuldade em parar de comer, comer rápido e excesso de peso.
Ortorexia
Apesar de pouco popular, o transtorno da ortorexia se caracteriza pela preocupação exagerada com o que se come e com a qualidade dos alimentos, além do extremo controle das calorias consumidas.
As pessoas com esse transtorno estudam muito sobre alimentação saudável e evitam alimentos processados ou ricos em gorduras ou açúcares.
Assim como nos demais transtornos alimentares, é preciso um acompanhamento psiquiátrico, psicológico e nutricional e também o uso de medicamentos para o controle da ansiedade.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Foz do Iguaçu!