Exercício físico

Exercícios Físicos: Benefícios Para Uma Saúde Mental De Qualidade

Quando falamos em ter qualidade de vida, estamos falando do bem-estar físico, social e emocional. Neste sentido, a prática de exercícios físicos é beneficial para a saúde mental.

Neste post, você conhecerá o impacto que a atividade física produz na sua saúde emocional. Então, se tem interesse no tema, recomendamos a leitura do texto.

Como o sedentarismo prejudica a qualidade de vida

Com uma rotina cada vez mais acelerada, a falta de tempo e o uso acentuado de dispositivos eletrônicos, as pessoas estão se tornando cada vez mais sedentárias, o que faz com que o sedentarismo já seja encarado como uma epidemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Neste sentido, a população torna-se mais exposta a diferentes doenças, tais como, hipertensão, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. O mesmo nível de prejuízo ocorre com a saúde mental.

Diversos estudos apontam que pessoas moderadamente ativas têm menor risco de serem acometidas por desordens mentais. Por outro lado, o indivíduo sedentário costuma apresentar problemas de autoestima, depressão, transtornos de ansiedade, estresse, entre outros.

Quais são os benefícios dos exercícios para a saúde mental?

Os exercícios físicos não são positivos apenas para melhorar seu condicionamento físico ou para o fortalecimento muscular. Ao se tornar fisicamente ativo, você passa a sentir uma enorme sensação de bem-estar. 

Nesse sentido, além de melhorar o seu sono e a sua memória, as atividades físicas beneficiam a sua saúde mental da seguinte forma:

Combate à depressão

Existem muitos estudos que evidenciam o impacto dos exercícios físicos no combate à depressão, seja ela leve ou moderada. Além de serem tão efetivos quanto a medicação antidepressiva, não oferecem os mesmos efeitos colaterais.

Outro ponto importante: ao deixar de ser sedentário, você não só alivia os sintomas da depressão, mas também reduz as chances de ter uma recidiva. Isso porque os exercícios liberam endorfinas, promovem o crescimento neural e o relaxamento.

Tratamento da ansiedade

A prática regular de atividades físicas alivia a tensão muscular, eleva a energia mental e melhora o bem-estar. Por isso, é um tratamento natural contra os transtornos de ansiedade. Ao concentrar-se no seu corpo, você elimina as preocupações constantes.

Redução do estresse

Quando estamos estressados, os músculos ficam tensionados, principalmente na região da cabeça, pescoço e ombros. Com isso, é natural que surja dor nas costas, no pescoço ou dores de cabeça.

Em função de todo esse desconforto, o estresse torna-se ainda maior, iniciando um ciclo vicioso entre a mente e o corpo. Ao se exercitar, você quebra esse ciclo, relaxando a musculatura e aliviando a tensão no corpo.

Tratamento de outros transtornos mentais

Em suma, os exercícios físicos também são de extrema importância no tratamento de vários transtornos mentais, como o TDAH e o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). No primeiro caso, melhoram a concentração, a motivação, a memória e o humor.

No caso do TEPT, as atividades físicas ajudam o sistema nervoso a emitir respostas ao estímulo de imobilização que caracteriza esse transtorno. Além disso, você deixa de pensar em outras coisas para concentrar-se na execução dos exercícios.

Enfim, como você pode perceber, os exercícios físicos oferecem uma série de benefícios não só para sua saúde física, mas também para a saúde mental. Portanto, abandone o sedentarismo e inicie ainda hoje a prática regular de atividades físicas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Então, leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Foz do Iguaçu!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp