Insônia

Insônia: 5 causas comuns

Além de promover o descanso e relaxamento, dormir é essencial para nossa saúde, pois é durante o sono que o organismo inicia um processo de regeneração. Nesse sentido, a insônia é um problema grave que coloca a nossa saúde em risco.

Você conhece os fatores associados às causas da insônia? Quer saber mais sobre eles? Então, recomendo a leitura deste post. A seguir, explicarei tudo o que você precisa saber.

Causas da insônia:

1 – Ansiedade

Os transtornos de ansiedade afetam diretamente o nosso sono, pois nos mantêm em constante estado de alerta, nervosismo, medo e apreensão. Com os pensamentos acelerados e o excesso de preocupação é difícil de pegar no sono.

Porém, esse não é o único distúrbio psicológico que causa insônia. Depressão e transtorno bipolar são alguns exemplos de transtornos que incitam pensamentos negativos, gerando um excesso de estímulo mental e prejudicando o sono.

2 – Estilo de vida

Os hábitos e as rotinas não saudáveis também influenciam na qualidade do sono, o mesmo vale para o consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo. Entre os comportamentos mais nocivos ao sono, podemos citar:

  • manter o cérebro estimulado à noite ao utilizar dispositivos eletrônicos;
  • dormir até mais tarde para compensar o sono perdido da noite anterior. Esse hábito prejudica o relógio biológico, dificultando o estabelecimento de um horário de sono saudável;
  • beber café ou produtos com cafeína em grandes quantidades e/ou à noite, antes de dormir;
  • a nicotina dos cigarros também é um estimulante que nos mantém acordado;
  • o álcool, visto como um relaxante pelas pessoas, pode piorar o sono ao fragmentá-lo;
  • consumo de alimentos hipercalóricos ou apimentados dificultam a digestão e afetam o sono, se consumidos à noite.

3 – Estresse

Considerado um mal do século, o estresse provoca um estado constante de tensão que afeta o organismo e deixa o indivíduo mais suscetível a outros problemas, como a insônia. Como ele não consegue descansar, entra em um ciclo de estresse frequente.

Ainda, o estresse pode ter relação com problemas familiares, profissionais, financeiros ou emocionais. Assim, a pessoa não consegue desligar e passa a noite remoendo essas preocupações, o que a impede de dormir.

4 – Doenças neurológicas

As doenças neurológicas afetam o sistema nervoso, aumentando o risco para insônia. Um bom exemplo são as demências, que alteram o ritmo circadiano de uma pessoa e sua percepção dos sinais diários que impulsionam o ciclo sono-vigília.

Do mesmo modo, o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pode provocar hiper excitação, prejudicando a qualidade do sono. Nesse sentido, a dificuldade para dormir também está presente em crianças com Transtorno do Espectro Autista.

5 – Dor crônica

Outra causa comum de insônia é a dor crônica, pois o indivíduo não consegue relaxar ao sentir esse desconforto. Ademais, além de afetar o tempo de sono, esse sintoma pode causar despertares noturnos frequentes.

Enfim, com a leitura deste post, você conheceu algumas das principais causas associadas à insônia. Portanto, se você tem dificuldade para dormir, fique atento a esses fatores e converse com seu médico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Então, leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Foz do Iguaçu!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp