Transtorno depressivo bipolar

15 Sintomas do Transtorno Depressivo Bipolar

O transtorno bipolar se tornou uma condição mais comum, sendo muito discutida na comunidade médica nos últimos anos. Essa condição se caracteriza por sintomas de depressão e mania.

Porém, por ainda ser pouco conhecida pela população, preparamos este artigo para explicar um pouco mais sobre a bipolaridade e seus sintomas mais característicos. Então, se tem interesse no tema, continue a leitura.

O que é o transtorno depressivo bipolar?

O transtorno depressivo bipolar ou transtorno afetivo bipolar se caracteriza pela oscilação no comportamento do indivíduo, de forma que suas ações variam entre picos de extrema euforia até episódios de depressão profunda.

Ainda, existem quatro principais tipos desse transtorno e todos envolvem mudanças bruscas de humor, no nível de energia e de atividade. Os dois mais estudados são:

  • transtorno bipolar I: quando ocorrem episódios maníacos que duram cerca de 7 dias ou que levam a pessoa a tomar atitudes que exigem internação hospitalar. Também acontecem episódios depressivos que permanecem, pelo menos, por 2 semanas;
  • transtorno bipolar II: quando há um padrão de episódios depressivos e hipomaníacos, mas não há sintomas de mania comuns no tipo I.

Como é causado?

Ainda não existem evidências sobre os fatores que causam o transtorno depressivo bipolar e apenas alguns indícios são conhecidos. No entanto, é possível apontar fatores ambientais e biológicos relacionados ao quadro.

No que se refere aos aspectos biológicos, a desregulação de neurotransmissores no cérebro é o principal fator apontado. Sobre os aspectos ambientais, o excesso de estresse, o uso de drogas ilícitas e a ocorrência de traumas guardam relação com a doença.

Existem ainda estudos que apontam uma relação com os fatores genéticos. Acredita-se que o histórico familiar de transtorno bipolar está diretamente relacionado ao desenvolvimento do transtorno em outros indivíduos da família.

Quais os sintomas mais comuns?

Os sintomas desse transtorno variam de acordo com o tipo. No transtorno depressivo bipolar, os episódios de depressão são mais comuns e o paciente pode apresentar:

  1. desânimo frequente ou tristeza;
  2. falta de concentração;
  3. dificuldade em tomar decisões;
  4. perda de peso sem causa aparente;
  5. ingestão excessiva de alimentos levando ao ganho de peso;
  6. pensamentos frequentes sobre morte ou suicídio;
  7. fadiga ou falta de energia;
  8. perda de apetite;
  9. falta de interesse em atividades que antes eram prazerosas;
  10. baixa autoestima;
  11. sentimento de inutilidade, desesperança ou culpa;
  12. dificuldade para dormir ou excesso de sono;
  13. afastamento de amigos, familiares ou de atividades;
  14. pouca energia;
  15. sentir-se preocupado ou vazio;

O diagnóstico do transtorno bipolar é feito por um psiquiatra ou psicólogo e consiste em uma avaliação da saúde mental e exame físico para descartar outras condições. É importante que os sintomas não estejam associados a outros transtornos mentais e nem estejam relacionados ao uso de álcool, tabaco ou drogas ilícitas.

Ainda, o transtorno bipolar não tem cura, mas com o tratamento adequado os sintomas podem regredir e o paciente restabelecer sua qualidade de vida. Geralmente, o tratamento consiste no uso de medicamentos para restabelecer o equilíbrio eletroquímico no cérebro.

Enfim, com a leitura deste texto, você conheceu os principais sintomas relacionados ao transtorno depressivo bipolar. Portanto, esteja atento e caso perceba essa oscilação de humor em algum amigo ou familiar, ajude-o a entender a necessidade de buscar um especialista.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Foz do Iguaçu!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp