Alguns medicamentos ajudam a aliviar os sintomas de um episódio depressivo. Essa resposta positiva pode variar conforme o tipo de depressão, idade, gênero, doenças associadas, profissão e suporte familiar.
Nos baseamos no princípio de que cada individuo é único, logo a medicação que funcionou para um amigo pode não funcionar para você.
Seu organismo necessita de adaptação ao remédio. O primeiro antidepressivo que você tenta pode funcionar bem. Mas se não aliviar seus sintomas ou causar efeitos colaterais que o incomodem, talvez seja necessário tentar outro.
-
Funcionamento dos medicamentos
Os medicamentos agem restabelecendo o equilíbrio de diferentes formas de ação no sistema nervoso central, no entanto alguns não funcionam de imediato.
Não é como colocar combustível em um carro, é mais como fertilizar uma planta. É preciso tempo para que os elementos úteis dos medicamentos sejam absorvidos no sistema.
Os sintomas da depressão e ansiedade podem variar e um antidepressivo pode aliviar certos sintomas melhor do que outro. Por exemplo, se você tiver problemas para dormir, um antidepressivo que é ligeiramente sedativo pode ser uma boa opção. Os efeitos colaterais variam de um medicamento para outro e de pessoa para pessoa. Os efeitos podem dificultar a adesão ao tratamento.
A decisão de usar antidepressivos durante a gravidez e a amamentação é baseada no equilíbrio entre riscos e benefícios. No geral, o risco de defeitos congênitos e outros problemas para bebês de mães que tomam antidepressivos durante a gravidez é baixo. Ainda assim, certos antidepressivos, podem ser desencorajados durante a gravidez.
Alguns antidepressivos podem causar problemas se você tiver certas condições de saúde mental ou física. Por outro lado, certos remédios podem ajudar a tratar outras condições de saúde, juntamente com a depressão.
Primeiro, certifique-se de que está tomando o medicamento conforme indicado. Então fale com o médico sobre como você se sente. O médico pode sugerir uma variedade de tratamentos combinados ou mudança de medicamentos.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como Psiquiatra em Foz do Iguaçu