A ansiedade é uma condição, cada vez mais, comum entre as pessoas de todas as idades. Em primeiro lugar, é importante ter em mente que em um certo grau, é uma reação natural à incerteza e uma antecipação de uma preocupação futura.
Tal reação pode se tornar um problema quando ocorre em alta intensidade e de forma regular. Por isso, o que difere a ansiedade comum do transtorno é como ela se manifesta.
Atualmente, o transtorno de ansiedade é uma das questões que mais prejudica a qualidade de vida das pessoas. Por isso, fique atento! Continue lendo esse artigo para ficar informado sobre os principais sinais que podem indicar seu quadro.
O que é o transtorno de ansiedade?
A ansiedade é um sentimento ligado à preocupação, nervosismo e medo intenso. O medo exacerbado em relação ao futuro e a preocupação que distorce o cenário real, alimenta diversos pensamentos negativos em quem sofre com ela.
É interessante notar que a ansiedade estimula o indivíduo a entrar em ação, porém, em excesso, faz exatamente o oposto: impede reações, afetando o funcionamento do corpo e impedindo de realizar tarefas simples do dia a dia.
Além disso, pode afetar também o desempenho profissional e relações pessoais, até mesmo evoluir para um quadro de depressão.
Quais os principais sinais do transtorno de ansiedade?
Nem sempre é fácil discernir se o que se sente é ansiedade ou algo diferente. Muitas pessoas, em meio a crise de ansiedade, pensam que estão tendo um ataque cardíaco, por exemplo.
Nesse sentido, o que importa saber é que a ansiedade como um transtorno causa prejuízos na vida de quem sofre e na vida das pessoas ao redor. O sinal de alerta deve ser quando um simples evento do dia a dia gera uma ansiedade desproporcional. Os sintomas mais comuns:
- Fala acelerada;
- Sensação de tremor e vontade de roer as unhas;
- Agitação de pernas e braços;
- Tensão muscular;
- Ver perigo em tudo;
- Tontura e sensação de desmaio;
- Enjoo e vômitos;
- Irritabilidade;
- Enxaquecas;
- Problemas digestivos e falta de apetite;
- Insônia;
- Preocupação excessiva;
- Dificuldade de concentração;
- Nervosismo;
- Medo constante e irracional;
- Sensação de que vai perder o controle ou que algo ruim vai acontecer;
- Desequilíbrio dos pensamentos;
- Medo de eventos sociais ou de falar em público
- Perfeccionismo;
- Pensamentos obsessivos;
Os sintomas citados acima podem se manifestar de forma diferente de acordo com cada caso, assim como podem desencadear uma crise de ansiedade. Na crise de ansiedade, é comum sentir o coração acelerado, a respiração ofegante, dentre outros.
Como é o diagnóstico?
O diagnóstico de ansiedade é realizado a partir de análise clínica, feita por um profissional especializado. Sendo assim, caso você sinta alguns dos sintomas relatados, busque ajuda de um profissional.
Como controlar?
Para controlar os sintomas da ansiedade é necessário acompanhamento com profissionais especializados, como médicos e psicólogos. Além disso, mudanças de hábitos também podem ajudar a aliviar o quadro, como desenvolver um estilo de vida mais saudável, fazer atividades físicas e não se cobrar tanto.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Foz do Iguaçu!