A ciência define a apatia como uma condição em que o estado emocional é de neutralidade e indiferença, isto é, a ausência de emoção e motivação diante de diferentes situações. Pode ser caracterizada também como o desinteresse e a indiferença quanto às reações afetivas.
Uma pessoa que sofre dessa condição demonstra dificuldades em expressar suas emoções e falta de estímulo na tomada de decisões.
Ela entende que sua atitude ou opinião não fará diferença no mundo, queixando-se de esgotamento físico e emocional e levando ao descaso pela vida. Essa condição pode ser também um sintoma de distúrbios mentais graves, como a depressão e a distimia.
Sintomas da apatia
Por apresentar condições anímicas, é comum que os sintomas sejam confundidos com traços de outras doenças mentais. Geralmente, existe a presença de desgaste mental e físico, além da sensação de inércia.
A apatia pode apresentar, ainda, alguns outros sintomas, como:
- dor de cabeça;
- insônia;
- tensão, principalmente na nuca e ombros;
- variações de humor;
- falta de apetite;
- palpitações;
- pensamentos negativos;
- baixa imunidade.
É importante ficar atento a esses sintomas, sobretudo se a pessoa apresenta dois ou mais deles.
Quais as causas da apatia?
A causa se dá a partir de diversos fatores, que podem ser classificadas em três grupos: rotinas e hábitos do dia a dia, problemas psicológicas e doenças associadas.
No primeiro grupo, a relação se faz com o estilo de vida em que a pessoa se encontra, como horas insuficientes de sono, rotina, má alimentação e a falta de atividades físicas.
O segundo grupo envolve questões psicológicas, como esquizofrenia, transtornos obsessivos, depressão e outras fobias.
Em doenças associadas, podem desencadear a condição quadros físicos, Parkinson, problemas na tireoide, dentre outros.
Como reverter o quadro?
É importante identificar o motivo da apatia, encontrar a razão pela qual a doença foi desenvolvida é de grande ajuda para o tratamento. Para isso, é necessário investigar seus sentimentos e traçar um plano para enfrentar o problema. Algumas atitudes podem auxiliar nesta etapa, como:
Mude a sua rotina
Uma rotina maçante, sem momentos de lazer e relaxamento são condições insalubres para a mente. Tire férias, reúna a família ou visite amigos.
Invista em atividades físicas e mentais
A prática de hábitos saudáveis é agente de transformação da rotina. Manter a mente e o corpo equilibrado comprova ser uma boa saída para vencer essa condição.
Melhore a alimentação
Uma dieta inadequada desencadeia uma série de desequilíbrios hormonais e metabólicos. A alimentação balanceada, pobre em gorduras e calorias, e rica em nutrientes revigora o metabolismo e a mente.
Estipule novos objetivos de vida
Busque reorganizar as ideias. Com os seus valores e crenças enraizados, planeje sua vida de acordo com as novas prioridades, privilegiando a saúde e retomando atividades que te davam prazer.
Os sintomas da apatia podem ser confundidos com outras doenças de ordem emocional. É importante a ajuda de um psiquiatra para que se faça o diagnóstico correto e o acompanhamento terapêutico, que pode ser medicamentoso ou terapias.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Foz do Iguaçu!