depressão

5 coisas que você não deveria falar para alguém com depressão

Dar suporte a alguém com depressão não é uma tarefa fácil e exige grande sensibilidade. Por isso, tende a ser tentador se afastar da pessoa a fim de evitar falar algo que a desagrade. Entretanto, essa atitude pode piorar a situação, pois é o momento em que ela mais precisa de ajuda.

Neste sentido, é necessário conhecer mais sobre a doença e sobre o perfil do deprimido.

Como se comunicar com uma pessoa que sofre de depressão

Preparamos este post para que você conheça algumas das coisas que não se pode dizer ao doente.

1) “Anime-se”

Por mais que haja uma ótima intenção por trás desse incentivo, a depressão não é uma patologia que pode ser facilmente controlada, onde o paciente tem o poder de “ligar e desligar”, alterando o seu estado emocional.

Assim, a tendência é de que o seu incentivo produza o efeito oposto. Isso porque o indivíduo se sente incompreendido. Para evitar essa situação, solidarize-se com o doente e leve a sério o problema que ela está enfrentando.

2) “Tem pessoas em situação pior que você”

Trata-se de um comentário que não traz nenhum benefício para o deprimido. Geralmente, essa frase é dita com a intenção de dar um choque de realidade na pessoa, comparando a situação dela com a de pessoas em condições mais vulneráveis.

Porém, esse tipo de afirmação é inútil e o único efeito que produz é o de desvalorizar o sofrimento do outro. A melhor forma de ajudar a quem sofre com depressão é se colocando pronto para ouvir o que ele tem a dizer.

3) “Você é muito sensível”

As pessoas com depressão não são mais sensíveis ou fracas do que as outras que não portam a doença. Além disso, não estamos falando de um transtorno de personalidade, mas, sim, de uma doença séria e que afeta profundamente o emocional do indivíduo.

4) “A vida é dura para todos”

Ao fazer esse tipo de comentário você está minimizando o sofrimento do deprimido, desvalorizando o que ele sente. Na maioria dos casos, o fruto desta afirmação será uma piora dos sentimentos negativos da pessoa.

Então, se você realmente deseja ajudar, dedique seu tempo a ouvi-la. Ademais, demonstre empatia e se coloque à disposição para ajudá-la a superar a doença.

5) “Você precisa aprender a conviver com a depressão”

Embora pareça uma frase motivadora, a pior mensagem que você pode transmitir para um indivíduo deprimido é de que o estado emocional atual dele permanecerá por toda a vida e que ele precisa se acostumar a isso.

Ainda, a depressão é um túnel escuro e sem luz. Por isso, as principais formas de tratamento buscam tirar o indivíduo dessa situação. Desse modo, se você realmente deseja ajudar, apoie o doente e ajude-o a procurar assistência médica.

Enfim, por ser uma patologia que as pessoas conhecem de forma superficial, na tentativa de ajudar, são ditas frases como essas mencionadas no post. No entanto, para dar o suporte necessário ao indivíduo com depressão, coloque-se à disposição dele para o que precisar.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Foz do Iguaçu!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp