problemas de concentração

Problemas de concentração: Conheça as possíveis causas

O mundo moderno trouxe muitos benefícios para a população, mas também muitos prejuízos, tais como, inúmeros compromissos, rotinas agitadas, etc. Em consequência disso, aumentou a quantidade de pessoas que sofrem com estresse, problemas de concentração e ansiedade. Neste post, falaremos sobre as possíveis causas dessa dificuldade em se concentrar. Ficou interessado? Então, continue a leitura do texto.

Como surgem os problemas de concentração?

A nossa capacidade de concentração está diretamente ligada as nossas emoções. Quando estamos passando por alguma situação difícil, perdemos o potencial de fixar nossa atenção em determinado assunto. Além disso, a correria do dia a dia e as múltiplas atividades que precisam ser executadas provocam o desequilíbrio entre corpo e mente e, consequentemente, a concentração falha. Porém, esses são fatores que costumam agravar o quadro, mas não originá-lo. Por isso, é preciso estar atento aos sinais enviados pelo corpo. Apenas com o pleno entendimento dos motivos que provocam os problemas de concentração será possível superar o problema.

Quais são as causas mais comuns dos problemas de concentração?

A dificuldade de se concentrar traz grande impacto na qualidade de vida das pessoas, pois afeta o raciocínio, prejudica a capacidade de focar nos estudos ou no exercício da profissão. A seguir, listamos algumas das principais causas desse sintoma.

Agenda repleta de compromissos

Todo excesso não é bem recebido pelo nosso organismo. Assim, um grande número de compromissos e responsabilidades comprometem nosso rendimento e nossa capacidade de se concentrar. Ademais, ter uma agenda lotada de tarefas causa maior preocupação e aumenta o cansaço mental. Para evitar que o excesso de compromissos afete sua concentração, priorize as atividades mais importantes e elimine da sua frente tudo que pode desviar sua atenção.

Permanecer em ambientes prejudiciais

Em alguns casos, os problemas de concentração são provocados pelo ambiente no qual o indivíduo está inserido. Fica muito mais complicado focar em alguma coisa quando estamos em lugares barulhentos ou agitados. Se esse for o seu caso, procure mudar de ambiente. Nossa capacidade de se concentrar aumenta quando estamos em locais silenciosos e sem grande movimentação de pessoas.

Excesso de informação

Com a popularização da internet, o acesso à informação foi facilitado. No entanto, a era da informação passou a ser também a era da distração. Isso porque somos diariamente impactados por mensagens, notificações e notícias. Desse modo, a falta de concentração é uma consequência natural. Assim, algumas maneiras de evitar esse sintoma é desligando as notificações do telefone, consumindo menos informação na internet, reduzindo o tempo de uso dos dispositivos móveis, entre outros.

Déficit de atenção

Os problemas de concentração também podem estar relacionados com algumas doenças, como é o caso do TDAH, ou Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade. Essa patologia afeta consideravelmente a capacidade de foco das pessoas. Ainda, o TDAH pode ter origem em fatores genéticos e externos, e causa prejuízos na vida afetiva, acadêmica e profissional. Porém, é passível de tratamento, sendo a terapia cognitivo comportamental uma das formas mais eficazes. Portanto, você conheceu algumas das possíveis causas para os problemas de concentração. Porém, o diagnóstico correto só pode ser dado por um profissional especializado no tema. Então, se você percebe a presença deste sintoma, procure assistência médica. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Foz do Iguaçu!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp