Saúde mental: 6 hábitos hábitos para melhorá-la

Saúde mental: 6 hábitos hábitos para melhorá-la

Viver atualmente significa lidar com um turbilhão de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração, tudo em simultâneo. Estar em dia com a saúde mental, nos torna capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e tranquilidade mesmo em meio às dificuldades.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue a leitura. Neste texto apresentaremos as principais informações sobre hábitos que ajudam na sua saúde mental.

Mas antes, o que é a saúde mental?

Não existe um consenso quanto a definição oficial para o conceito de saúde mental, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS). A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.

Entende-se como saúde mental, estar bem consigo mesmo e com as pessoas, a sua volta, aceitando as exigências da vida, sabendo lidar com as diversas emoções diárias da vida, reconhecendo seus limites e sabendo buscar ajuda quando necessário for.

Mesmo assim, ter saúde mental ainda está muito longe da certeza da ausência de transtornos mentais. O desequilíbrio emocional facilita o surgimento de doenças mentais. Podemos dizer que a saúde mental contempla fatores como a nossa sensação de bem-estar, nossa satisfação em viver e se relacionar. 

6 hábitos que ajudam na sua saúde mental

  1. Conviva com as pessoas que ama – Ter um tempo de qualidade ao lado das pessoas que ama, faz com que a vida tenha sentido. Rever amigos e familiares é fundamental para a manutenção da existência humana. 
  2. Cuidar bem das noites de sono – É fundamental para nossa saúde mental dormir bem. Uma boa noite de descanso consegue trazer a sensação de descanso e ânimo no dia a dia. Uma noite mal dormida desregula a atividade do nosso cérebro, causando efeitos prejudiciais como baixo rendimento, falta de concentração, estresse, impactando em todas as nossas relações. 
  3. Não insistir com o sono – Ao deitar, já ficou rolando de um lado pro outro na cama sem conseguir dormir? Pois bem, não adianta insistir por muito tempo, isso só gera estresse. Caso ocorra recomenda-se levantar e praticar atividades leves e relaxantes como ler um livro até a chegada do sono.
  4. Mudança de hábitos alimentares – Uma alimentação balanceada e bem distribuída ao longo do dia mantém o organismo equilibrado e nutrido. Ficar sem se alimentar por horas pode causar fraqueza, fadiga e ainda comprometer órgãos importantes na manutenção orgânica. 
  5. Atividades físicas regulares – A prática de atividades físicas produz uma substância chamada serotonina em nosso corpo. Este hábito diminui significativamente o nível de estresse, ansiedade, estimula o cérebro e a produção de neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem estar e autoestima. 
  6. Boa gestão do seu tempo – Estamos diariamente reféns da famosa “correria”, que é a nossa maior justificativa na dificuldade de concluir nossos planos. É importante organizar suas horas de forma que seja possível cumprir de forma saudável as demandas da vida pessoal e profissional. Use a tecnologia ao seu favor e explore aplicativos com funcionalidades voltadas para organizar a agenda e otimizar as horas diárias.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Foz do Iguaçu!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp