Síndorme de burnout

3 Tipos de Sintomas Associados à Síndrome de Burnout

A Síndrome de Burnout é um distúrbio emocional que se caracteriza pela exaustão extrema, estresse e esgotamento físico em decorrência de situações de trabalho desgastantes, altamente competitivas ou de grande responsabilidade.

Para que você saiba como identificar essa síndrome, preparamos este artigo para listar os principais tipos de sintomas associados a essa condição. Então, se quiser saber mais, continue a leitura do texto.

Antes, entenda a Síndrome de Burnout

Trata-se de um transtorno emocional relacionado ao esgotamento físico e mental do indivíduo, desestabilizando-o, levando à apatia e à perda de interesse nas suas funções ocupacionais. Essa condição pode evoluir e se agravar à medida em que não há tratamento.

Ainda, essa condição pode ser classificada em 3 tipos, cada um sendo causado por situações específicas. São eles:

  • esgotamento de sobrecarga: quando o excesso de trabalho faz com que a pessoa dedique-se cada vez mais ao trabalho, disposto até a abdicar de sua vida pessoal e da sua saúde;
  • esgotamento subestimado: categoria em que as pessoas estão mais entediadas e frustradas, perdendo o prazer no trabalho, gerando indiferença;
  • desamparo: é considerado o último grau da síndrome de burnout, quando a negligência resulta em um estado de desamparo, em que a pessoa não consegue mais progredir nas suas responsabilidades, desiste dos desafios, torna-se mais passiva e desmotivada.

Quais os sintomas relacionados?

Agora que você já entende a Síndrome de Burnout, vamos falar sobre os tipos de sintomas que caracterizam o quadro. A seguir, saiba mais sobre eles.

1. Sinais de exaustão física e emocional

Neste grupo estão os sintomas que indicam a total exaustão física e mental do indivíduo. Um deles é a fadiga crônica em que a pessoa sente falta de energia, cansaço, sensação de medo e angústia relacionada ao trabalho.

Ainda, a insônia também está presente. Em fase inicial, o indivíduo pode ter dificuldades para adormecer ou dormir por uma noite inteira. Nos casos graves, ele não consegue mais pegar no sono.

Falta de concentração e atenção, esquecimento, dores no peito, palpitações cardíacas, falta de ar, dor gastrointestinal, tontura, dor de cabeça, desmaios, ansiedade, sentimentos de tristeza, desesperança e até depressão.

2. Sinais de cinismo e desapego

Quem sofre com a síndrome de burnout também pode apresentar os sinais de cinismo e desapego, como, por exemplo, a perda de prazer no trabalho, desejo intenso de sair do ambiente ocupacional ou até desinteresse por atividades sociais.

O pessimismo e o isolamento também é uma das características presentes nestes pacientes. No início, se apresenta como um pensamento negativo e depois pode se estender à falta de confiança nos colegas de trabalho.

3. Sinais de ineficácia e falta de realização

A Síndrome de Burnout se caracteriza também por sintomas de apatia, desesperança e irritabilidade acentuada. À medida que os sinais se agravam, esses sentimentos podem paralisar a pessoa.

No caso da irritabilidade, tende a ser consequência do sentimento de ineficácia, de inutilidade ou da sensação de que não é mais eficaz como antes. Esses sentimentos podem afetar a relação no trabalho e também na vida pessoal.

Enfim, esses são os grupos de sintomas mais comumente relacionados à Síndrome de Burnout. Por isso, esteja atento às suas atitudes ou de algum familiar e, caso perceba alguma semelhança, procure ou indique a necessidade de buscar um médico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Foz do Iguaçu!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp