Sono tranquilo

Conquiste um sono tranquilo

Seu corpo geralmente trabalha em um ciclo de 24 horas que ajuda você a saber quando dormir. Para ter um sono tranquilo primeiro você precisa de um ambiente tranquilo, ajuste seu quarto para que seja mais confortável possível.

Precisa de travesseiros mais macios? Veja se você percebe alguma diferença.
Identifique fatores que atrapalham o sono, como luz, barulho, dor, animais de estimação, álcool, café ou estresse e faça um esforço para mudar isso.

Dica

Uma dica prática é anotar em um papel os afazeres do dia seguinte ou da semana antes de dormir, assim quando você acordar tudo estará lá, você não precisa repassar mentalmente antes de dormir todos os seus compromissos e problemas do amanhã, apenas relaxe.

Afaste o seu telefone celular ou tablete e desligue a TV pelo menos 30 minutos antes de ir para a cama e encontre uma maneira de relaxar livre de telas.

Não permaneça longos períodos na cama enquanto não está dormindo. Tente seguir uma rotina de horários para acordar e deitar. Assim você regulará o ciclo de 24 horas do seu corpo, tendo um sono reparador e melhora global do organismo como um todo.

Não dormir o suficiente ou a má qualidade do sono tem muitas possíveis consequências. As preocupações mais óbvias são a fadiga e diminuição da energia. A capacidade de tomar decisões e humor também podem ser afetados. Os problemas do sono geralmente coexistem com sintomas de depressão ou ansiedade.

Muitas coisas acontecem quando você está dormindo, vários tipos de hormônios são liberados, incluindo hormônios do crescimentos, hormônios da tireoide, testosterona e cortisol, o hormônio do estresse. A insulina também é liberada a noite, o que afeta a quantidade e a regulação do açúcar na corrente sanguínea.

Desligue para um sono tranquilo

Por mais difícil que pareça entender alguns processos são ativos para dormir. É preciso desligar a mente para ter sono e chegar na inconsciência; quietude e redução dos movimentos corporais; perda do tono postural; fechamento ocular. Outros processos durante o sono são passivos como redução da temperatura corporal, redução da frequência cardíaca e da pressão arterial por exemplo.

Se você continua sofrendo com insônia apesar de todas as medidas ambientais e de mudança de estilo de vida, procure um médico ele fará uma avaliação da sua saúde e se necessário pode prescrever remédios que ajudarão a dormir melhor.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como Psiquiatra em Foz do Iguaçu

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp